Reproduzir vídeo

Você conhece os tratamentos para engravidar considerados de baixa complexidade?

Basicamente existem dois tipos: a relação sexual programada, também chamada de coito programado ou namoro programado e a Inseminação Intrauterina (IIU).

O namoro programado consiste no acompanhamento ultrassonográfico da ovulação (com ou sem indução de ovulação por meio de medicamentos).

São realizadas avaliações por ultrassom, geralmente a cada dois ou três dias, para acompanhar o crescimento dos folículos (casinhas que contém os óvulos). Neste tratamento, é desejado que apenas 1 ou 2 folículos cresçam e, quando alcançam o tamanho ideal (período ovulatório), o casal é orientado a ter relações sexuais com maior frequência. Deste modo, o tratamento permite apontar qual dia do ciclo a mulher terá maior chance de engravidar.

Neste tratamento, a fertilização (encontro do óvulo com espermatozoide) acontece naturalmente dentro do corpo da mulher. Para isso, é necessário que alguns parâmetros estejam adequados, como:

  • Espermograma normal. É necessário que tenha boa quantidade e motilidade dos espermatozoides.
  • Histerossalpingografia: é o exame que avalia as tubas uterinas, que precisam estar pérveas e móveis para poderem captar o óvulos e também permitir a passagem dos espermatozoides.


Mulheres que tem irregularidade menstrual ou fatores de infertilidade inexplicados são indicações para esse procedimento.

A inseminação artificial, ou inseminação intrauterina (IIU), é uma das técnicas utilizadas nos tratamentos de reprodução assistida. Nela, o sêmen é inserido dentro da cavidade uterina e a fecundação ocorre dentro das trompas, assim como acontece em uma gestação natural. Muita gente pode confundir a Inseminação com a Fertilização In Vitro e por isso é importante diferenciar os dois tratamentos.

Para saber sobre FIV, clique aqui.

Reproduzir vídeo

Como é feita a Inseminação?

Da mesma forma que no namoro programado, a mulher pode tomar um indutor da ovulação, que pode ser via oral ou injetável subcutâneo. Também são realizadas avaliações seriadas por ultrassom até o momento ideal da ovulação.

No dia ideal, a coleta do sêmen pode ser feita em laboratório ou em casa, por meio da masturbação. A amostra recolhida é então analisada para que sejam observadas a qualidade e a quantidade de espermatozoides.

No dia do procedimento, o médico introduz um cateter fino no canal do colo do útero, levando o sêmen para o interior do útero.

Finalizado o procedimento, a paciente permanece alguns minutos em repouso e, após 14 dias, pode ser realizado o teste de BhCG para confirmar se houve gestação.

Na Inseminação, como a fecundação ocorre dentro do corpo da mulher, também é necessário que a mulher tenha as tubas uterinas pérveas e o parceiro tenha boa qualidade dos espermatozoides.

Sonho que forma novas famílias

Sou médica especializada em reprodução assistida e venho realizando o sonho de formar famílias mesmo quando há contratempos pelo caminho.

Conheço os desafios e as emoções que envolvem esse processo e estou aqui para ajudar vocês – pessoas que querem ter filhos – a desenvolverem um plano de tratamento personalizado que atenda às necessidades específicas.

Utilizo minha formação e anos de experiência aliados às técnicas inovadoras e avançadas para garantir que pessoas tenham a melhor chance possível de sucesso. Minha abordagem ao tratamento da infertilidade envolve trabalhar de perto com cada paciente, ouvir suas dores e preocupações e criar um programa individualizado. Se você enfrenta dificuldade para formar a sua família com filhos, saiba que não está só.

Estou aqui para ajudar e gostaria de ouvir mais sobre sua situação! Entre em contato e agende uma consulta, será um prazer ajudar a alcançar seu sonho de ter um filho.

Construa uma história diferente para você.