– FUMAR: o hábito de fumar reduz a reserva ovariana, altera a qualidade do óvulo e altera o funcionamento das trompas, além de causar muitos outros males à saúde.
– CAFEÍNA: alguns estudos sugerem que o uso excessivo de bebidas contendo cafeína podem retardar a gravidez e aumentar a chance de aborto inicial. Mas um cafezinho por dia pode não fazer mal.
– EXERCÍCIO FÍSICO EXAGERADO: atividade física faz bem e deve ser estimulada. Porém, quando há exagero, pode ocorrer alteração hormonal com consequente irregularidade menstrual e, assim, da ovulação.
– CONSUMO DE CARBOIDRATOS: alguns estudos mostram que dietas com excesso de carboidratos, principalmente com redução de proteínas, pode reduzir a taxa de gestação e nascidos vivos.
– CONSUMO DE BEBIDA ALCÓOLICA: o uso diário de bebida alcoólica e em altas doses pode alterar o ciclo menstrual, além de reduzir a qualidade do óvulo, reduzindo a taxa de gravidez e aumento as chances de aborto.
– MEDICAÇÃO SEM RECEITA MÉDICA: alguns tipos de medicação podem interferir no ciclo hormonal, alterando a ovulação. Além disso, pode interferir com a gravidez, causando alterações fetais. Por isso, se você está tentando engravidar, só use medicações com o consentimento do seu médico.
– USO DE LUBRIFICANTES VAGINAIS: alguns lubrificantes podem prejudicar a função dos espermatozoides. Por isso é melhor evitar quando está tentando engravidar.